top of page
  • Foto do escritorMaturity Concierge Luciene Bottiglieri

O idoso sob um novo olhar

Atualizado: 30 de jun. de 2019

A cada dia que passa o mundo está mais velho e agora chegou a vez do Brasil envelhecer. Segundo o IBGE 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos em 2060.

No meu ponto de vista, o envelhecimento no Brasil ainda é visto com muito preconceito porque quando se pensa em idoso, logo se imagina uma velhinha sentada na frente da TV fazendo algum trabalho manual ou um idoso assistindo futebol.

Em relação aos homens idosos, infelizmente isso ainda é uma verdade porque o homem nesta fase da vida está mais acomodado do que as mulheres, até porque muitas já estão viúvas e não querem depender dos seus familiares.

Apesar disso, as dificuldades encontradas para sair de casa e socializar são muitas em se tratando de grandes cidades como São Paulo. Tem a questão da segurança, a mobilidade fica mais reduzida, então caminhar nas ruas e principalmente nas calçadas é um grande desafio.

Além disso, o idoso ainda não tem voz, poucos projetos são voltados para eles, apesar do número em crescimento no Brasil das empresas voltadas para o Mercado Prateado ou 60+.

Em viagem a outros países, inclusive um bem perto de nós, a Argentina, eu pude observar que lá os idosos saem de casa, eles estão com os amigos nos cafés, nos cinemas e nas livrarias, eu sinto que eles se sentem mais livres e podem estar inseridos na sociedade.

Foi pensando nisso, na minha experiência familiar, e também por ter sido voluntária em alguns projetos com idosos que surgiu a ideia de abrir uma empresa de Concierge de Idosos, um profissional apto a facilitar a vida dos idosos e de seus familiares, respeitando a individualidade, buscando manter a autonomia e a independência deste idoso, visto que isso é muito importante para a sua saúde mental.

Passear com outras pessoas, interagir com pessoas mais novas, apreciar a arte e a cultura ou simplesmente fazer um passeio no parque aumenta a imunidade e previne de inúmeras doenças como a depressão.

São Paulo é uma cidade muito dinâmica, o idoso que está em casa e muitos que também estão nas redes sociais, podem acompanhar a diversidade cultural e social que São Paulo oferece, e querem participar destas atividades, ou revisitando locais já conhecidos no passado, ou em busca de novidades. Posso citar como um exemplo, um simples passeio de carro pelas ruas da Vila Madalena, eu pude perceber os olhares de felicidade e espanto nos olhos delas ao ver a quantidade de pessoas nos bares e nas ruas em pleno sábado à tarde.

Este é o novo idoso, aquele que apenas a TV e o artesanato não servem mais como os únicos meios de entretenimento, a prova é que temos uma quantidade de cursos chamados faculdades da terceira idade, onde os idosos vão para adquirir conhecimentos gerais, socializar e estar mais ativos.

Foi por estes e outros motivos que surgiu a LB Concierge de Idosos, e está sendo um desafio acompanhar todas as necessidades e desejos destes idosos, mas também está sendo muito gratificante, e um eterno aprendizado.

Meu muito obrigada a estas pessoas incríveis que nos ensinam a cada dia e que sabem muito bem o que querem, basta apenas um gesto simples, ouvi-las.


Luciene Bottiglieri

Concierge de Idosos

Fundadora da LB Concierge de Idosos

ideias-para-idoso-idosa-novo-olhar-sociedade-feliz-sorrindo-inclusão-social-preconceito-terceira-idade-viajando-zona-sul-leste-norte-sp-ativo-cultura-lazer-qualidade-de-vida-passeio-parque



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page