top of page
  • Foto do escritorMaturity Concierge Luciene Bottiglieri

Já fez o seu planejamento financeiro para 2020?

  1. Ou seja, mais do que fazer uma contabilidade dos gastos mensais, é preciso planejar o que você sonha fazer na vida. “Antes mesmo de começar a fazer a planilha, é interessante colocar um objetivo para o seu dinheiro e definir prazos e valores”, aconselha o economista e planejador financeiro Francis Hesse. “Se você quer fazer uma viagem, precisa saber quanto tem que fazer sobrar por mês para gastar com isso.”

  2. Será que as suas finanças estão bem-organizadas?Faça o quiz Para algumas pessoas, o objetivo pode ser zerar as dívidas. Nesse caso, é ainda mais importante caprichar na planilha, por mais desagradável que seja ver que está faltando dinheiro.“Pode ser que não dê para quitar neste ano, mas você pode se planejar para chegar no ano seguinte sem estar no vermelho. O planejamento financeiro vai mostrar onde dá para reduzir despesas”, completa Teixeira.

  3. Em todos os casos, se não está sobrando dinheiro, fazer esse planejamento — e algumas perguntas a si e à família — é a melhor maneira de descobrir quais gastos podem ser reduzidos. “Cortar despesas é como cortar o cabelo: tem que fazer de tempos em tempos, não tem jeito”, brinca George Sales, professor de Finanças e Mercado Financeiro do Ibmec. “Não ter uma planilha de gastos é um erro muito comum. Muita gente acha que pode se organizar mentalmente, mas as estimativas enganam.”Se você já fez esse planejamento no fim do ano passado, está no caminho certo. Se não fez, tudo bem começar agora. “Não tem problema começar em fevereiro, março. O importante é pensar sempre nos 12 meses seguintes para evitar os sustos”, diz Teixeira.Com o planejamento em mãos, é hora de dar aquela revisada para saber se ele será um bom aliado para realizar os seus sonhos e garantir um futuro tranquilo. Tudo pronto para colocar sua planilha à prova? Então faça esse quiz que o Viva a Longevidade preparou com a ajuda desses três especialistas e descubra se você tem em mãos um bom plano financeiro.

Planejamento financeiro 2020

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page